Áreas Residenciais

Factores que potenciam a segregação social do espaço residencial:

  • Industrialização;
  • Desenvolvimento das redes e meios de transportes;
  • Qualidade ambiental.

Classe desfavorecida

Ilhas ou vilas: São um tipo de habitação que consiste em casas de um só piso, dispostas em banda e com acesso à rua através de estreitos corredores ou de um pátio.

  • O crescimento populacional, especialmente no decurso da segunda metade do século XIX, favoreceu a procura de espaços residenciais de baixo custo. Esta situação conduziu à construção de uma tipologia específica de edifícios, com traçado uniforme, de grande densidade e insalubres: as vilas de Lisboa e as ilhas do Porto.
  • Associadas também às classes desfavorecidas, surgem as barracas e as construções clandestinas, construídas sem autorização camarária.
  • Substituir as barracas e as construções clandestinas pelas habitações sociais são uma prioridade do poder político. Algumas das áreas de habitação social, têm problemas de exclusão social, marginalidade e insegurança.

Classes mais favorecidas

  • As habitações, por exemplo moradias unifamiliares e condomínios fechados, são dotadas de equipamentos e infra-estruturas de apoio à residência que garantem elevados níveis de conforto e estatuto social;
  • A distribuição espacial destes tipos de habitação, aproveitam as áreas com melhor localização e acessibilidade, estendendo-se para a periferia das cidades.

Classes médias

  • São normalmente ocupadas por uma população mais jovem. A diminuição da renda locativa, em áreas mais afastadas do centro, permitiu a construção de vastas áreas residenciais. Por um lado, o desenvolvimento dos transportes, nas periferias urbanas, justificou o alargamento das áreas residenciais das classes médias.

~ por goncasrato em 01/16/2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: